Governança Corporativa

Conselhos, Cômites e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração deve ser formado por no mínimo cinco e no máximo nove membros, dos quais pelo menos 20% devem ser Conselheiros Independentes, em linha com a definição expressa pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Nosso Conselho de Administração reúne-se, ordinariamente, uma vez a cada três meses e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou por seu Vice-Presidente, preferencialmente em nossa sede. As Atas das Reuniões são disponibilizadas ao público.

Nosso Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das nossas políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a nossa estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos nossos diretores.

Os membros atuais do Conselho de Administração da Companhia foram eleitos na AGO/E realizada em 29 de abril de 2018, com mandato unificado de 2 (dois) anos, encerrando-se na data da Assembleia Geral Ordinária da Companhia que aprova as contas do exercício de 2019.

Nome Posição Data de eleição Término do mandato

Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio fundador de nossa Companhia, onde atua como Diretor Presidente desde 1981. Atuou como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais.

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Senior Executive Programme pela London Business School. Atua na Direcional desde julho de 2004, onde iniciou sua carreira como Diretor Comercial e atualmente é Diretor Vice-Presidente Executivo.

Ana Lúcia Ribeiro Valadares Gontijo é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com larga experiência no segmento de Empreendimentos Populares, iniciou sua trajetória como assistente de engenharia e depois como engenheira da construtora Andrade Valladares, onde trabalhou de 1979 até 1981. De 1984 a 2007 exerceu o cargo de Diretora Administrativa em nossa Companhia.

Ana Carolina Ribeiro Valadares Gontijo Valle é graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos. Atua em nossa Companhia desde 2006 na gestão dos contratos de financiamentos à produção e demais contratos financeiros.

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo em 1986, atuou como Vice Presidente Executivo do Itaú/BBA desde dezembro de 1998 até janeiro de 2019. Possui experiências anteriores como como Diretor Comercial no Lloyds Bank, atuando de 1997 até 1999 e como Diretor Comercial pelo CCF de 1989 até 1997. O Sr. Alberto Fernandes não trabalha em empresa (i) que integra grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia.

Formado em engenharia civil e administração de empresas. Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Hedging Griffo Corretora de Valores de 2000 até 2010, onde assumiu a posição de sócio em 2003. Em 2006 ingressou no Credit Suisse onde atuou até 2017, nas áreas de trading da corretora do banco, atuando ainda como hedge de distribuição de equities Latam entre 2015 a 2017. Em 2018 fundou a Alpha Key Capital Managent onde atua como CEO da Asset até a presente data. O Sr. Christian Caradonna Keleti não trabalha em empresa (i) que integra grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia.. O Sr. Christian Caradonna Keleti não é considerada uma Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da legislação em vigor.

O Sr. Cláudio Carvalho de Lima é formado em Direito pela Universidade Mackenzie e possui um MBA em gestão de negócios pelo Ibmec-SP. Iniciou sua carreira na área jurídica do BADESP em 1988. Atuou também como Gerente Jurídico nas empresas JTS Engenharia, Unibanco S/A, Multicanal e foi gerente sênior e Diretor Estatutário das empresas do grupo na Redevco do Brasil (Real Estate Development Company) empresa do grupo holandês Cofra AG onde foi responsável pela área legal no Brasil entre 2001 e 2007. Atuou como Secretário de Investimento Social da Prefeitura de São Paulo e Secretário das Prefeituras Regionais da Prefeitura de São Paulo entre 2017 e 2018, foi vice presidente executivo da Cyrela Brazil Realty enter 2005 e 2017 e vice-presidente da ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias entre 2014 e 2017. É sócio da AW Realty (Grupo Athie Wonhart), membro dos Conselhos de Administração da Athie Wonhart, da One Construction, da Unitah e presidente do Conselho de Administração da CETESB. Adicionalmente, é membro do conselho de empresários do Instituto Ayrton Senna, membro do comitê de gestão do líder da entidade Líderes Empresariais e membro do conselho de administração da Arcah, além de ser presidente do Lide Solidariedade e Lide Construção Civil. O Sr. Cláudio Carvalho de Lima não trabalha em empresa (i) que integra grupo econômico da Companhia ou (ii) é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Cláudio Carvalho de Lima possui ampla experiência nos setores público e privado, com mais de 30 anos de atuação no setor imobiliário. O Sr. Cláudio Carvalho de Lima é considerado uma Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da legislação em vigor, por sua atuação como Secretário Especial de Investimento Social na Prefeitura de São Paulo/SP, durante a gestão João Dória (2017-2018).

 

 

Conselho Fiscal

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que o conselho fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e o igual número de suplentes.

O Estatuto Social da Companhia prevê um conselho fiscal de caráter não permanente. O conselho fiscal foi instalado, pela primeira vez, em AGO/E realizada em 30 de abril de 2014. Os membros atuais do Conselho Fiscal da Companhia foram eleitos na AGO/E realizada em 29 de abril de 2019, com mandato unificado de 1 (um) ano, encerrando-se na data da Assembleia Geral Ordinária da Companhia que aprova as contas do exercício de 2019.

Membros

Cursou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (2002) e pós-graduação em economia pela Fundação Getúlio Vargas (2006) e possui CFA (Chartered Financial Analyst), emitido pelo CFA Institute. Foi Diretor de análise da Guepardo Investimentos (2004-2012), membro do Comitê de Investimentos dos fundos de renda variável da BRZ Investimentos S.A (2012-2014), co-gestor e membro votante do Comitê de Investimentos da EOS Investimentos Ltda (2014-2016) e atualmente é sócio fundador e Diretor de Gestão da Evolve Capital. Foi membro do conselho de administração da Cremer (desde 2008-2012) e Bematech (desde 2010-2012). Participou do conselho fiscal da Coteminas S.A. (2009-2010) e Springs Global S.A. (2009-2010). Foi analista de fusões e aquisições do ING Bank (2001-2003). Não possui condenações criminais ou administrativas.

Pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo Business Institute da Fundação Getúlio Vargas, Graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto Newton Paiva Ferreira e em Licenciatura Plena (Matérias Técnicas Profissionalizantes) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desde 1999 exerce o cargo de Controler da empresa Action Agenciamento de Cargas Ltda (Sucessora de Merzario do Brasil Ltda e Luigi Serra do Brasil Ltda), que atua no mercado de Logística Intermodal de Transportes Internacionais e Comissária de Despachos Aduaneiros. Foi Gerente Contábil da Fasal S.A. Com. e Indústria de Produtos Siderúrgicos (hoje Soluções Usiminas) no período de 1993 a 1999 tendo participado no processo de Fusão Parcial da Usiminas e na criação do Porto Seco - Eadi Grambel. É Sócio responsável do Escritório Contábil Ltda desde 1990.Declaro não estar incurso em nenhum crime previsto em Lei e não existir qualquer outro impedimento cuja pena vede o exercício de minha atividade profissional ou comercial.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC, em Nova Lima (Minas Gerais), em 2000, com especialização em Direito de Empresas pela Universidade Gama Filho e em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral - FDC. Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Entre 2003 a 2007, trabalhou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, primeiramente como Assessor Jurídico, depois como Chefe de Gabinete. Entre 2007 e 2008, trabalhou na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG, como assessor da presidência. Desde 2008 trabalha na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS, tendo atuado como Assessor de Relações Governamentais e atualmente como Secretário de Governança. Desde 2011 integra a Comissão de Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Não possui condenações criminais, administrativas ou que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer.

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos são os representantes legais da Companhia, responsáveis pela administração dos negócios em geral e pela prática de todos os atos necessários ou convenientes para tanto, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo Estatuto Social atribuída a competência à Assembléia Geral ou ao Conselho de Administração.

De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria é composta por no mínimo dois e no máximo sete membros, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

Atualmente, a Diretoria é formada por quatro membros, com mandato até a Assembléia Geral Ordinária que aprova as contas relativas ao exercício social a ser encerrado em 31 de dezembro de 2019.

Nome Posição

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Senior Executive Programme pela London Business School. Atua na Direcional desde julho de 2004, onde iniciou sua carreira como Diretor Comercial e atualmente é CEO.

O Sr. Guilherme de Rezende Castanheira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui pós-graduação em Engenharia Financeira pelo IEC PUC Minas. Atua na companhia desde 2015 exercendo a função de Superintendente de Obras. Ao longo de sua trajetória, foi diretor de engenharia  na empresa EESA Engenharia S.A  na qual atuou durante 21 anos.  Atuou em grandes obras de engenharia para a Petrobras e Vale S.A..

O Sr. Rafael Passos Valadares é formado em Engenharia Civil pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, e pós graduou-se pela FGV em Gestão de Negócios. Foi Gerente de Engenharia na Construtora Andrade Gutierrez e Vale. Atualmente, é conselheiro da EMGD - Empresa Mineira de Geração Distribuída Holding LTDA. Atua na Direcional desde 2007, onde foi responsável por diversos departamentos, tais como: Planejamento e Controle de Obras, Relacionamento com Sócios, Financiamento Imobiliário, CSC e Relacionamento com Clientes. Desde 2016, é responsável por todas as áreas da Engenharia Técnica. O Sr. Rafael detém uma sólida experiência no setor de construção, tendo mais de 25 anos de experiência no setor. Não possui condenações criminais ou administrativas.

O Sr. Henrique Paim é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, possui MBA pela FDC (Fundação Dom Cabral) e educação executiva pela HBS e INSEAD, detém vasta experiência no mercado financeiro, com destaque para atuação de mais de 10 anos no Banco Itaú BBA.

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